Banner 1 Milhão Topo

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
EMPRESAS
Voltar

Metso inova com modelo “Zero Capex” para bombas em plantas industriais

O objetivo é reduzir tanto o custo de capital inicial (CapEx) quanto os custos operacionais (Opex)

Assessoria de Imprensa

01/12/2025 14h23

Fornecedor tradicional de soluções para o mercado de mineração, a Metso acaba de lançar novos modelos de negócio para usuários industriais de sistemas de bombeamento.

O destaque é o Programa Zero CapEx, que faz parte de uma iniciativa global e inclui o fornecimento de bombas novas sem necessidade de aporte de capital do cliente. O contrato necessário para essa inclusão geralmente é de 3 a 5 anos, mas pode ser negociado por um prazo maior.

“A eliminação da necessidade de Capex para novas bombas, além, da própria otimização da aplicação, aliadas a uma moderna gestão de manute

...

Fornecedor tradicional de soluções para o mercado de mineração, a Metso acaba de lançar novos modelos de negócio para usuários industriais de sistemas de bombeamento.

O destaque é o Programa Zero CapEx, que faz parte de uma iniciativa global e inclui o fornecimento de bombas novas sem necessidade de aporte de capital do cliente. O contrato necessário para essa inclusão geralmente é de 3 a 5 anos, mas pode ser negociado por um prazo maior.

“A eliminação da necessidade de Capex para novas bombas, além, da própria otimização da aplicação, aliadas a uma moderna gestão de manutenção do ativo, permitem a redução e otimização do custo total de propriedade do ativo (ou TCO, sigla para Total Cost of Ownership), diz Paulo Ferreira, diretor global para Desenvolvimento de Soluções LCS.

Foco em desempenho - Com a eliminação da necessidade de investimento em equipamentos, o modelo também pode ser definido como Pumps as a Service (PasS), pelo qual as soluções de bombeamento são tratadas como um serviço.

Na avaliação da Metso, os novos modelos de negócio propostos trazem a redução do TCO, sendo que o Zero CapEx contribui diretamente para a redução do custo do capital financeiro.

Para viabilizar o fornecimento sem investimento inicial, o contrato de Zero CapEx, deve ter um prazo discutido caso a caso, podendo ser mais longo em certas situações do que a média, que varia entre 3 e 5 anos.

Ao fornecer bombas novas, a solução também envolve a revisão e otimização da aplicação para a situação específica do cliente, com foco no desempenho ideal.

Compartilhamento de risco - Este tipo de serviço também garante maior controle de toda a operação, o que pode influenciar, por exemplo, na dispensa de investir em bomba reserva. Isso representa uma grande economia de CapEx, pois não se investiria apenas na bomba, mas também no motor, painel elétrico, cabos, válvulas e tubulação.

“Outro detalhe importante é que a Metso está avançada no conceito Zero CapEx, aplicando-o não apenas em bombas, mas em todo o portfólio de soluções. Há casos em que a empresa fornece plantas completas de britagem sem investimento CapEx inicial, com toda sua operação, e com todo o pagamento ao longo do período contratual de operação do ativo’, diz.

Adições ao Zero CapEx - Combinadas ao Zero CapEx, a Metso fornece três modelos de contrato de peças e serviços para o mercado de bombas.

O primeiro deles considera o fornecimento de peças sob demanda, modalidade que ajuda no planejamento de estoque, disponibilidade de peças e redução do custo de capital para os usuários de bombas.

Nessa configuração, pode haver a entrega programada ou com estoque consignado, sendo o pagamento feito de acordo com o uso.

“A opção de estoque consignado é mais simples para o caso de bombas pois, geralmente, peças eventualmente não utilizadas ao longo do contrato podem ser realocadas para outros clientes, sendo a bomba um item de linha. De toda forma, este estoque consignado é segregado virtual e fisicamente e se torna exclusivo para o cliente no sistema da Metso ao longo do período contratual”, detalha Ferreira.

Além deste modelo inicial, o fornecimento de soluções também pode acontecer com a inclusão de assistência técnica especializada e monitoramento remoto avançado no conjunto completo (bomba, redutor e motor), com apoio periódico em campo. Essa opção pode acontecer através de um contrato com preço fixo mensal.

Os principais consumíveis ao longo do contrato também fazem parte da oferta e a definição de um valor fixo mensal contribui para um melhor controle e previsibilidade dos custos, evitando saltos inesperados.

Gestão de ciclo de vida do ativo - O terceiro e mais completo modelo de negócio da Metso para o fornecimento de bombas, comenta o executivo, é por meio de um contrato de gestão do ciclo de vida do equipamento, conhecido como LCS (Lifecycle Services), que inclui todo o escopo descrito nas modalidades anteriores e acrescenta os serviços de manutenção completa das bombas, com a disponibilidade de equipe dedicada no site do cliente.

O LCS também envolve, além do monitoramento remoto, o suporte remoto de especialistas Metso diretamente da sala de controle da empresa no Brasil, em Sorocaba, e até mesmo de outros centros da empresa no mundo.

“Outro diferencial nessa modelagem é a possibilidade de pagamento por desempenho, ou seja, a remuneração pode incluir uma parcela variável importante baseada em metas de performance, inclusive por disponibilidade ou pelo TCO”, conclui Ferreira.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E