Assessoria de imprensa
10/06/2025 10h30 | Atualizada em 11/06/2025 08h57
A Allison Transmission – projetista e fabricante de soluções de propulsão para veículos convencionais e eletrificados e a Biffa, empresa com destaque em gerenciamento de resíduos no Reino Unido, obtiveram uma economia média de combustível de 2,4% seguindo a especificação de diferentes configurações de relação de eixo para veículos de coleta de lixo.
Em 2022, a Biffa transferiu seus pedidos de caminhões de coleta de lixo Mercedes-Benz Econic com motores de 270, 300 e 350 cv de potência da relação de eixo padrão de 6,84:1 para uma relação mais longa de 6,0:1, também ofereci
...A Allison Transmission – projetista e fabricante de soluções de propulsão para veículos convencionais e eletrificados e a Biffa, empresa com destaque em gerenciamento de resíduos no Reino Unido, obtiveram uma economia média de combustível de 2,4% seguindo a especificação de diferentes configurações de relação de eixo para veículos de coleta de lixo.
Em 2022, a Biffa transferiu seus pedidos de caminhões de coleta de lixo Mercedes-Benz Econic com motores de 270, 300 e 350 cv de potência da relação de eixo padrão de 6,84:1 para uma relação mais longa de 6,0:1, também oferecida de fábrica pela Mercedes-Benz.
Isso ocorreu após um exercício de simulação realizado pela Allison Transmission, utilizando seu software iSCAAN, que identificou uma redução no consumo de combustível de até 3%, além de menor ruído no interior da cabine.
Com base nessa recomendação, a Biffa decidiu proceder à substituição dos eixos desses veículos para a nova relação de 6,0:1.
O efeito positivo da economia de combustível foi constatado em 100 Mercedes-Benz Econics, com mais de 1.123.000 km de operação em coleta de lixo comercial e doméstico no Reino Unido.
A economia de 2,4% no consumo de combustível representou uma economia de dois centavos a cada 1,609 quilômetro (uma milha) e um total de R$ 106.890 para as distâncias percorridas no estudo.
"A coleta e análise de dados feita pela Biffa nos últimos dois anos consolidou nossa pesquisa inicial: é possível para frotas de veículos comerciais reduzirem seu consumo de combustível usando relações de eixo diferentes daquelas oferecidas rotineiramente em veículos novos", disse Nathan Wilson, Gerente de Contas e Vendas de Área do Reino Unido e República da Irlanda da Allison Transmission.
Historicamente, uma relação de eixo mais curta tem sido a configuração padrão selecionada pelos fabricantes para proporcionar melhor capacidade de rampa em inclinações de 30% ou mais, um extremo raramente encontrado nas ruas do Reino Unido.
Uma relação de eixo mais longa pode ser usada para proporcionar maior economia de combustível sem afetar negativamente a capacidade de rampa ou a produtividade do veículo nas arrancadas, graças à Continuous Power TechnologyTM, (Tecnologia de Potência Contínua) da Allison, que quase dobra o torque do motor na partida e transfere potência para as rodas sem interrupção durante as trocas de marcha", concluiu Nathan Wilson.
“Este é um dos muitos sucessos resultantes do nosso relacionamento consultivo com a Allison Transmission para otimizar os sistemas de transmissão dos nossos veículos, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível, as emissões de CO2 e o custo total de propriedade”, disse Darren Judd, Chefe de Desenvolvimento de Frota da Biffa.
“Embora uma economia de dois centavos a cada 1,609 quilômetro (uma milha) não pareça muito, muitos veículos rodando ao longo de muitos anos representam um valor significativo.”
04 de setembro 2025
04 de setembro 2025
03 de setembro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade