Assessoria de imprensa
11/09/2025 21h12 | Atualizada em 11/09/2025 21h18
A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) amplia sua jornada na oferta de equipamentos elétricos com o início das vendas da nova carregadeira L120 Electric.
O produto reforça o portfólio da marca em eletromobilidade, alinhado ao compromisso global da companhia de zerar emissões de CO₂ em suas máquinas até 2040.
A iniciativa atende à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem renunciar à já reconhecida eficiência dos equipamentos Volvo. “Dentro da nossa jornada de descarbonização, a meta é que 35% de nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o
...A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) amplia sua jornada na oferta de equipamentos elétricos com o início das vendas da nova carregadeira L120 Electric.
O produto reforça o portfólio da marca em eletromobilidade, alinhado ao compromisso global da companhia de zerar emissões de CO₂ em suas máquinas até 2040.
A iniciativa atende à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem renunciar à já reconhecida eficiência dos equipamentos Volvo. “Dentro da nossa jornada de descarbonização, a meta é que 35% de nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim dessa década”, destaca Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.
Os primeiros testes comprovaram que máquinas elétricas têm operação mais rápida do que as equivalentes a diesel. Além de maior agilidade, esses equipamentos combinam versatilidade, menor nível de ruído e eficiência energética de maneira excepcional, tudo isso livre de emissões. A L120 Electric é o primeiro modelo de máquina elétrica de médio porte que possibilita operação em novos tipos de aplicação com a mesma produtividade das máquinas diesel convencionais.
Apresentada na América Latina em 2024, a L120 Electric passou por fases finais de validação em campo no último ano, com uso por clientes em operações reais. A entrega das primeiras unidades vendidas será realizada para a Pedreira Caxiense Fagundes, do Rio Grande do Sul, por intermédio do distribuidor Linck Máquinas.
Sustentabilidade ambiental e operacional - A carregadeira Volvo L120 Electric tem carga operacional de seis toneladas. É alimentada por um conjunto de baterias de 282 kWh, o que proporciona uma autonomia de seis a dez horas, a depender da aplicação.
O tempo de recarga pode ser de menos de uma hora, conforme o tipo e potência do carregador. O custo operacional chega a uma redução de até 90%, comparando com o gasto de diesel. Essa economia, associada à eliminação de emissões, contribui para um ambiente de trabalho melhor e com menor impacto ambiental.
Outro diferencial é a queda significativa nos níveis de ruído, o que permite um ambiente de operação mais saudável e possibilita trabalho em horários restritos, com benefícios para as comunidades locais. O trem de força elétrico também apresenta menos vibrações, o que, além de diminuir os tempos de ciclo, aumenta o conforto e reduz a fadiga do operador.
11 de setembro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade