Assessoria de Imprensa
21/10/2025 11h00 | Atualizada em 21/10/2025 06h53
A Stemac foi escolhida para fornecer sistemas de energia emergencial e garantir a segurança dos fornos da unidade Onça Puma, em Ourilândia do Norte (PA), operada pela Vale.
O fornecimento de geradores de alta potência assegura o funcionamento do sistema de resfriamento mesmo em caso de falha na rede elétrica, prevenindo riscos à operação e possibilitando a expansão da produção de níquel.
Responsável por cerca de 10% da produção de níquel da companhia, a planta produzia até 27 mil t anuais do insumo e, com a segunda fase de expansão, iniciada em 2023, deve alcançar a marca de 42 mil t por a
...A Stemac foi escolhida para fornecer sistemas de energia emergencial e garantir a segurança dos fornos da unidade Onça Puma, em Ourilândia do Norte (PA), operada pela Vale.
O fornecimento de geradores de alta potência assegura o funcionamento do sistema de resfriamento mesmo em caso de falha na rede elétrica, prevenindo riscos à operação e possibilitando a expansão da produção de níquel.
Responsável por cerca de 10% da produção de níquel da companhia, a planta produzia até 27 mil t anuais do insumo e, com a segunda fase de expansão, iniciada em 2023, deve alcançar a marca de 42 mil t por ano.
Para garantir a segurança operacional dos fornos da usina, a companhia entregou geradores de grande porte que alimentam as bombas responsáveis pelo resfriamento dos fornos, evitando riscos associados à inércia térmica e danos fatais em caso de cortes de energia.
A fornecedora disponibilizou três máquinas de 2.500 kVA, com funcionamento em paralelo e alta durabilidade, equipadas com motores de combustão interna Baudouin de 3.000 cv de potência e sistema de injeção eletrônica common rail, que assegura baixas emissões.
Os conjuntos possuem controladores microprocessados que coordenam o paralelismo e permitem manutenção programada, sem comprometer a operação crítica dos fornos.
“A redundância é essencial para que os sistemas de resfriamento e controle continuem funcionando em qualquer situação emergencial”, diz a Stemac.
Os grupos geradores foram montados em contêineres especiais do tipo ISO, com dimensões maiores e tratamento acústico, que reduz o ruído externo a 75 db a 1,5 m.
O primeiro grupo gerador foi instalado em março e o segundo em julho, enquanto o terceiro está em fase final de implementação, com prazo de entrega para novembro deste ano.
“O fornecimento para a Vale representa a confiança de uma das maiores mineradoras do mundo na capacidade da Stemac de assegurar soluções robustas em geração de energia para operações críticas de alta complexidade”, afirma Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade