Assessoria de Imprensa
29/01/2026 08h59 | Atualizada em 29/01/2026 09h21
A American Intelligence & Power Corporation (AIP Corp), a Caterpillar e a Boyd CAT anunciaram hoje (29) uma aliança estratégica para apoiar o desenvolvimento da principal unidade da AIP Corp.
Foco do projeto, o Monarch Compute Campus é uma plataforma para geração de energia e infraestrutura de grande escala e múltiplas fases, projetada para fornecer soluções de energia de alta confiabilidade e de longo prazo para clientes de data centers corporativos em hiperescala.
No escopo do contrato, a AIP Corp encomendou 2 GW de grupos geradores de gás natural de resposta rápida para apoiar a fase inicial do Monarch, com entregas programadas entre setembro
...

A American Intelligence & Power Corporation (AIP Corp), a Caterpillar e a Boyd CAT anunciaram hoje (29) uma aliança estratégica para apoiar o desenvolvimento da principal unidade da AIP Corp.
Foco do projeto, o Monarch Compute Campus é uma plataforma para geração de energia e infraestrutura de grande escala e múltiplas fases, projetada para fornecer soluções de energia de alta confiabilidade e de longo prazo para clientes de data centers corporativos em hiperescala.
No escopo do contrato, a AIP Corp encomendou 2 GW de grupos geradores de gás natural de resposta rápida para apoiar a fase inicial do Monarch, com entregas programadas entre setembro de 2026 e agosto de 2027.
A infraestrutura de equipamentos será reforçada com sistemas de armazenamento de energia em bateria, projetados para lidar com as oscilações extremas de carga em data centers de IA.
Espera-se que os equipamentos e sistemas de bateria da Caterpillar estejam prontos para fornecer energia poucos meses após a entrega, apoiando a estratégia de entrada acelerada do Monarch no mercado, visando atender à demanda de energia em rápido crescimento em data centers.
Segundo as empresas, o pedido de 2 GW apoia as fases iniciais do Monarch, com expansão adicional planejada ao longo do tempo.
“Esta aliança estratégica reflete um compromisso compartilhado em fornecer soluções de energia confiáveis, escalonáveis e eficientes em termos de capital em um cronograma acelerado”, diz Daniel J. Shapiro, CEO da American Intelligence & Power Corp.
“Nosso projeto foi desenvolvido especificamente para operações de data centers de IA, combinando geração de gás natural de resposta rápida com armazenamento de energia em bateria para gerenciar a rápida variabilidade de carga e fornecer qualidade de energia consistente em escala", aponta.
De acordo com o executivo, uma estrutura de microrrede instalada na Virgínia Ocidental permitirá disponibilizar novas capacidades rapidamente.
“Essa colaboração reflete o foco contínuo da Caterpillar e de nossos revendedores em apoiar clientes que necessitam de energia primária e de serviço contínuo em escala por meio de nosso amplo portfólio de soluções de energia”, ressalta Melissa Busen, vice-presidente sênior de Energia Elétrica da Caterpillar.
“Projetos como o Monarch demonstram como as plataformas de geração a gás natural da Caterpillar estão sendo implantadas como infraestrutura central para data centers e outras aplicações de uso intensivo de energia, onde a confiabilidade, a velocidade de implantação e o desempenho do ciclo de vida são críticos”, acrescenta.
“Nossos clientes dependem de nós para contar com confiabilidade, capacidade de resposta e suporte técnico profundo, de modo que esse projeto é um exemplo poderoso desse compromisso”, completa Andrew Boyd, presidente e CEO da Boyd CAT.
Equipamentos – Segundo a Caterpillar, os grupos geradores a gás natural de resposta Caterpillar G3516 são adequados para aplicações de data centers "atrás do medidor" (Behind-The-Meter – BTM) devido à capacidade de partida rápida, desempenho de acompanhamento de carga e alta confiabilidade em operações de atividade contínua.
O termo "atrás do medidor" designa sistemas de geração ou armazenamento de energia (como painéis solares e baterias) instalados no lado do consumidor, após o medidor da concessionária.
A energia é consumida localmente, reduzindo a conta de luz e a dependência da rede.

Grupos geradores a gás natural G3516 são adequados para aplicações de data centers devido à capacidade de partida
rápida, desempenho de acompanhamento de carga e alta confiabilidade em operações de atividade contínua
A plataforma G3516 pode passar de zero à carga total em aproximadamente sete segundos, suportando cargas de trabalho impulsionadas por IA caracterizadas por flutuações rápidas de carga e requisitos rigorosos de qualidade de energia.
“Os grupos geradores operarão com gás natural e incorporarão controles de emissões avançados, incluindo redução catalítica seletiva (SCR), para apoiar um desempenho de emissões ultrabaixas e conformidade com todos os requisitos relevantes de regulação atmosférica”, explica a fabricante.
O projeto Monarch também usará sistemas avançados de monitoramento e controle para apoiar a disponibilidade, resiliência operacional e desempenho previsível do ciclo de vida.
Projetado como uma plataforma de energia totalmente autossuficiente, o Monarch não requer infraestrutura adicional de transmissão ou distribuição para atender à carga prevista.
Com uma meta planejada de 8 GW de capacidade de geração, o projeto não deve aumentar as tarifas ou adicionar custos para os clientes das concessionárias, apoiando a confiabilidade e a resiliência da rede no longo prazo, asseguram as empresas.

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade